PAB - significado y definición. Qué es PAB
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es PAB - definición

PERTURBAÇÃO MENTAL CARACTERIZADA PELA ALTERNÂNCIA ENTRE PERÍODOS DE DEPRESSÃO E PERÍODOS DE ÂNIMO INTENSO
Espectro bipolar; Doença bipolar; Maníaco-depressivo; Distúrbio Bipolar; Transtorno bipolar do humor; Transtorno bipolar de humor; Psicose maníaco-depressiva; Transtorno de Humor Bipolar; Transtorno de afeto bipolar; Bipolaridade; Transtorno afetivo bipolar; Transtorno Afetivo Bipolar; Depressão bipolar; PMD; Transtorno de humor bipolar; PMD - Psicose Maníaco-Depressiva; Psicose Maníaco-Depressiva; Distúrbio bipolar de Ânimo; Transtorno Bipolar; Distúrbio bipolar; Psicose Maníaco Depressiva; Bipolar; Perturbação bipolar
  • Considerando as novas definições de espectro bipolar, estima-se que entre 5% e 7% da população mundial teriam o transtorno em algum momento da vida.<ref>LIMA, Maurício Silva de; TASSI, Juliana; NOVO, Ingrid Parra  and  MARI, Jair de Jesus. Epidemiologia do transtorno bipolar. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2005, vol.32, suppl.1 [cited  2016-09-14], pp.15-20. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832005000700003&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832005000700003.</ref>

Bipolaridade         
f.
Estado daquilo que tem dois polos contrários.
(De bipolar)
Transtorno bipolar         
| Imagem = Comedy and tragedy masks without background.svg
bipolaridade         
sf (bipolar+dade)
1 Fís Qualidade ou estado de bipolar.
2 Estado de um corpo que, sob a influência eletromagnética, tem dois pólos contrários.

Wikipedia

Transtorno bipolar

Perturbação afetiva bipolar (PAB) (português europeu) ou transtorno afetivo bipolar (TAB) (português brasileiro) é uma perturbação mental caracterizada pela alternância entre períodos de depressão e períodos de ânimo intenso. O ânimo intenso é denominado mania ou hipomania, dependendo da gravidade ou se estão ou não presentes sintomas de psicose. Durante o período de mania a pessoa comporta-se ou sente-se anormalmente enérgica, contente ou irritável. Os doentes geralmente realizam decisões irrefletidas ou sem noção das consequências. Durante as fases maníacas a necessidade de sono tende a ser menor. Durante as fases depressivas a pessoa pode chorar, encarar a vida de forma negativa e evitar o contacto ocular com outras pessoas. O risco de suicídio entre as pessoas com a doença é elevado, sendo superior a 6% no prazo de vinte anos. Entre 30 e 40% das pessoas com a condição praticam automutilação. Estão geralmente associados à perturbação bipolar outros problemas mentais, como perturbação de ansiedade e perturbação por abuso de substâncias.

As causas ainda não são totalmente compreendidas, mas tanto fatores ambientais como genéticos têm influência. Muitos genes de pequeno efeito contribuem para aumentar o risco. Os fatores ambientais incluem antecedentes de abuso infantil e stresse de longa duração. A doença divide-se em "perturbação bipolar do tipo 1", quando existe pelo menos um episódio maníaco, e "distúrbio bipolar do tipo 2", quando existe pelo menos um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo maior. Em pessoas com sintomas menos graves e de longa duração pode-se estar na presença de ciclotimia. Quando esta condição tem origem em problemas médicos é classificada à parte. Podem também estar presentes outras condições, incluindo perturbação de hiperatividade com défice de atenção, perturbações de personalidade, perturbação por abuso de substâncias e uma série de condições médicas. O diagnóstico não requer exames médicos. No entanto, podem ser realizadas análises ao sangue e exames imagiológicos para descartar outros problemas.

O tratamento geralmente consiste em psicoterapia e medicamentos como os estabilizadores de humor e antipsicóticos. Entre os estabilizadores de humor mais comuns estão o lítio e anticonvulsivos. Em pessoas que são uma ameaça para si próprias ou para outros e que recusam o tratamento pode ser necessário o internamento em hospital psiquiátrico. Muitos dos problemas comportamentais podem ser tratados com antipsicóticos de curta ação ou benzodiazepinas. Durante os períodos maníacos é recomendada a interrupção dos antidepressivos. Quando os antidepressivos são usados durante os períodos de depressão, devem ser administrados em conjunto com um estabilizador de humor. Em pessoas que não respondem a outro tipo de tratamento pode ser considerada a possibilidade de terapia eletroconvulsiva. No caso do tratamento necessitar de ser interrompido, recomendada-se que isto seja feito de forma gradual. Muitas pessoas com perturbação bipolar têm problemas financeiros, sociais ou laborais causados pela doença. Estas dificuldades estão presentes, em média, entre um quarto a um terço do tempo. O risco de morte por causas naturais em doentes bipolares é o dobro do da população em geral. Isto deve-se a escolhas de vida menos acertadas e aos efeitos secundários da medicação.